imagem_aoutravoz_jpg.jpg

Fernando Miranda – Meixedo - saiu em liberdade.

Categoria: Barroso
Publicado em sábado, 12 março 2016, 13:37

MeixedoFontes judiciais confirmaram à agência Lusa que foi esgotado o prazo de prisão preventiva previsto na lei, pelo que o sexagenário de Montalegre vai ser libertado na sexta-feira.

Em março de 2015, o Tribunal de Vila Real condenou Fernando Miranda a 14 anos pelo homicídio simples da irmã e a sete anos pelo crime de homicídio qualificado tentado da mãe, atribuindo-lhe uma pena única de 20 anos de cadeia.

Após recurso do arguido, o Tribunal da Relação de Guimarães decidiu, em outubro, reenviar parte do processo para novo julgamento com o objetivo de determinar as consequências físicas e psicológicas resultantes da agressão para a mãe do arguido, Lucina Crespo.

Governo reconhece COOPBARROSO como OPP

Categoria: Barroso
Publicado em quarta, 09 março 2016, 13:28

CoopBarrosoAo fim de dois anos de troca de papelada, eis que a Cooperativa Agrícola do Barroso (COOPBARROSO) obteve, por parte do Governo, o reconhecimento como organização de produtores pecuários (OPP). A noticia encheu de satisfação a Câmara Municipal de Montalegre que fala em reposição da «verdade histórica». Por outras palavras, o dinheiro da sanidade animal volta a ser deixado em casa e não em terras vizinhas. Uma verba significativa se tivermos em conta que o concelho detém mais de 12 mil cabeças de gado.

Boticas: Carnaval das Escolas.

Categoria: Barroso
Publicado em segunda, 08 fevereiro 2016, 21:48

Boticas CarnavalDecorreu na passada sexta-feira, dia 5 de fevereiro, o tradicional desfile de carnaval das escolas do concelho de Boticas. A vila encheu-se de gente para assistir ao cortejo das crianças e jovens do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, dos Jardins de Infância de Boticas, Beça e da Santa Casa da Misericórdia e dos utentes do CADAT.

Foi em ambiente de grande festa e animação, num dia onde o sol também foi rei, que todos percorreram as ruas da vila botiquense. A abrir o desfile, que teve início junto à sede do Agrupamento Escolar, esteve o Grupo de Bombos de Boticas, que animou todo o percurso do desfile.

Proteção Civil avisa população para queda de neve.

Categoria: Barroso
Publicado em sexta, 05 fevereiro 2016, 18:10

Neve MontalegreA Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões meteorológicas de neve, vento e agitação marítima para o fim de semana, em especial nas regiões do norte e centro.

Em comunicado, a ANPC refere que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para sábado e madrugada de domingo, em especial nas regiões a norte do rio Tejo, do Minho e Douro litoral.

Impugnadas as eleições na Santa Casa da Misericórdia de Montalegre.

Categoria: Barroso
Publicado em segunda, 25 janeiro 2016, 09:29

FRodriguesAfinal, as eleições de 30 de dezembro último na Santa Casa de Misericórdia de Montalegre foram impugnadas.

Segundo relata o Notícias de Barroso “o processo decorreu de forma pouco transparente, houve manobras e manipulações de pessoas que numas eleições duma Misericórdia não podem acontecer”.

Acrescenta este periódico que “o processo foi iniciado secretamente no final do verão, mas só chegou ao conhecimento da comunidade montalegrense quando alguém foi pagar, ao junto, as cotas de mais de meia centena de irmãos. Isto, de insólito, motivou especulações e críticas de vária índole. E, nessa altura, já uma lista, liderada pelo prof. Fernando Rodrigues, estava pronta para ser entregue à Santa Casa”.

Cabe, agora, segundo o Notícias de Barroso, “ao senhor Bispo da Diocese de Vila Real, também nos termos estatutários, homologar ou não o processo eleitoral”.

Montalegre: lançamento do livro “Gralha - Minha Terra Minha Gente”

Categoria: Barroso
Publicado em sábado, 26 dezembro 2015, 19:35

Minha TerraVai ter lugar, no próximo dia 28, às 18 horas, no auditório do Ecomuseu de Barroso, Montalegre, a apresentação do livro "Gralhas - Minha Terra Minha Gente" de Domingos Vaz Chaves.

Segundo o Notícias de Barroso, a obra é uma monografia de Gralhas, que nos dá a conhecer a aldeia e, por semelhança, um pouco do que eram as aldeias de Barroso dos séculos passados até além dos meados do século XX. Além da sua história – Gralhas foi uma das Honras de Barroso – desde os celtas até aos nossos dias passando pelos romanos e pela Idade Mádia, ali se fala também do seu património natural e cultural, dos usos e costumes, do clima, etc.

Os transparentes

Categoria: Barroso
Publicado em domingo, 20 dezembro 2015, 10:27

ecomuseuUm presidente transparente fornece aos seus munícipes as contas das Associações concelhias. Transferindo para elas anualmente vários milhões (cerca de 3 milhões), os munícipes querem saber onde efetivamente foi gasto o dinheiro. É isso o que exigem as pessoas e tem exigido os deputados do PSD/CDS há muito tempo, mas em vão. A Câmara não as fornece para não ter de revelar muita mazela e irregularidade; para não ter de mostrar que há ali muita gente que, fazendo-se passar por bons samaritanos, afinal são mercenários que se pagam muito bem pelo seu serviço.

Isto não é nada, Sr. Presidente.

Entre as Associações, a primeira delas é o Ecomuseu, para a qual a CMM transferiu, por ser parceiro, muitos milhões de euros ao longo de 14 anos. Só muito recentemente se soube (por falta de transparência) que o Ecomuseu é uma Associação privada e não propriedade da Câmara; a Câmara é parceiro e único financiador; os donos são os do costume. Se no futuro uma nova Câmara não financiar as contas do Ecomuseu, por não se rever nele (e a oposição já disse que não se revê, até falou no seu “produto virtual”), e o Ecomuseu for à falência, diz-se que todo o património reverte a favor dos poucos donos, passando imediatamente a ser a gente mais rica do concelho sem ter investido um único cêntimo!

Amigo leitor, acho que já está a imaginar quem são esses donos, não é preciso muito para adivinhar!

Isto não é nada, Sr. Presidente.

Manuel Ramos