imagem_aoutravoz_jpg.jpg

Região de Barroso assina protocolo com AMANGOLA.

Categoria: Barroso Publicado em domingo, 24 maio 2015, 11:52

AMANGOLAUma delegação da união das Associações Locais de Angola (AMANGOLA) visitou os Concelhos de Boticas e Montalegre com o objetivo de estabelecer um conjunto de contactos com empresas e empresários locais, tendo em vista uma futura relação comercial que permita a troca de produtos de Barroso com Angola.

Nos contactos estabelecidos entre as duas autarquias de Barroso e os dirigentes daquela Associação foram também abordadas outras formas de cooperação entre estas instituições.

Segundo Orlando Alves, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, esta “parceria surgiu através da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, uma instituição com muita experiência no campo do desenvolvimento e da cooperação”. Já Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal de Boticas, salienta que “esta troca de culturas e experiências vai ser muito importante”, acrescentando que “Portugal não é só Lisboa e é aqui que estão os homens e mulheres que fazem este País, que trabalham arduamente, todos os dias e contribuem para que tivéssemos saído desta crise que nos assolou”. Segundo Job Capapinha, dirigente de AMANGOLA, “temos procurado alguns parceiros no sentido de assimilar realidades que ajudem ao crescimento de Angola. Somos um país conhecido pelo petróleo mas isso não é tudo. Com a queda do preço desta matéria-prima permitiu pensar-se na diversificação da economia angolana. É a segunda vez que aqui estamos no âmbito deste protocolo. Cada um de nós vem a Portugal muitas vezes mas infelizmente ficamos por Lisboa. Tivemos a possibilidade de vir até ao Interior, conhecer outras atividades e perceber que é desta gente do campo que surge a população urbana. Viemos observar esta experiência. Este plano de ação contempla o interesse por algumas sensibilidades que possam fazer nascer e crescer as micro, pequenas e médias empresas”.

Quanto a nós, ficamos a aguardar os resultados práticos desta visita.