JoomlaTemplates.me by BlueHost Reviews
topo1.jpg

PJ faz buscas na Universidade de Trás-os-Montes

Categoria: Uncategorised
Publicado em sexta, 01 fevereiro 2019, 15:59

utadO Jornal de Notícias está a avançar que dezenas de inspetores da Polícia Judiciária estão, desde a madrugada desta sexta-feira, a realizar buscas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no âmbito de uma investigação por suspeitas de desvios de verbas. As buscas também se estendem as residências de administradores da universidade. A investigação visa antigos reitores e membros da academia transmontana.

A operação teve origem em denúncias relativas a um esquema de desvio de dinheiro de propinas pagas por alunos brasileiros que estudaram na UTAD ao abrigo de acordos de cooperação luso-brasileiros. O dinheiro das propinas terá sido desviado para contas bancárias no Brasil ligadas a docentes da academia que estavam diretamente envolvidos na coordenação dos chamados convénios luso-brasileiros, que funcionaram entre 2004 e 2013.

Quando o atual reitor da UTAD, Fontainhas Fernandes, tomou posse, em julho de 2013, terá ordenado uma auditoria externa perante os atrasos no pagamento dos compromissos financeiros das empresas brasileiras com quem os protocolos foram efetuados. Foi também instaurado um processo de inquérito na sequência de uma denúncia anónima que foi participada ao Ministério Público.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a UTAD refere que a reitoria e a administração "estão a colaborar, desde o início, com a investigação em curso, a qual diz respeito a factos ocorridos antes da sua entrada em funções, facultando todos os elementos solicitados pela Polícia Judiciária".

A UTAD disse ainda que "ninguém da atual reitoria, em particular o reitor ou a administradora da universidade, são arguidos no processo".

Informação de Agenda

Categoria: Uncategorised
Publicado em sexta, 28 setembro 2018, 18:50

Ministério da Administração Interna

Agenda: 29, 30 de setembro e 1 de outubro

 

Sábado, 29 de setembro

10h00 - O Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, preside à sessão solene de comemoração do Dia Concelhio do Bombeiro, em Resende.

Local: Sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende. Rua Dr. Francisco Sá Carneiro n.º 789. Resende.

18h45 – A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, participa, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, na iniciativa "Diálogos com as Comunidades: Leis eleitorais + Participação". A sessão é dirigida à comunidade portuguesa e visa contribuir para o esclarecimento sobre as alterações às leis eleitorais, aprovadas em julho pela Assembleia da República.

Local: Consulado-Geral de Portugal. Paris.

Mais duas intervenções de elevada coragem e verdade

Categoria: Uncategorised
Publicado em quarta, 04 abril 2018, 00:06

Embora com raridade forte, sempre se têm feito escutar algumas vozes muito credenciadas na nossa grande comunicação social ao redor do já famigerado caso Skripal, criado ao mundo pelo Reino Unido, muito em especial por Theresa May. Depois da intervenção de Francisco Louçã no seu último TABU, foi possível ouvir também a do académico Filipe Vasconcelos Romão, convidado do 360, na RTP 3, num dia em que a entrevistadora era Maria Nobre – sábado passado. Uma intervenção muitíssimo verdadeira, igualmente corajosa e extremamente ponderada.

MATO.

Categoria: Uncategorised
Publicado em sábado, 10 março 2018, 16:03

Duvido de que se não tenha já percebido que a criminalidade económica e financeira é hoje mato em Portugal. Uma realidade que se deve ao salutar aumento da liberdade, mas também à má legislação que impede prevenir a ocorrência daquele tipo de criminalidade.
Isso mesmo voltou agora a surgir por via da Transparência Internacional, que foi parte de uma investigação conjunta com o Organized Crime and Corruption Reporting Project. Uma investigação que veio revelar mais uma faceta que se situa a montante do tal mato que hoje se constata na grande criminalidade económica e financeira: Portugal é um dos países da União Europeia em que a atribuição de vistos gold regista falta de rigor. O expectável. E, de parceria com Portugal e entre outros, a naturalíssima Hungria: também não tem sido suficientemente rigorosa. Igualmente expectável.

Montalegre: Vereadores do PSD/CDS abandonam reunião da Câmara

Categoria: Uncategorised
Publicado em segunda, 19 fevereiro 2018, 22:09

Os Vereadores do PSD/CDS divulgaram um comunicado onde afirma que “ abandonaram a sessão do executivo que se realizou, na tarde do dia 15 de Fevereiro”, acrescentando que:

“em quase todas as reuniões os vereadores são insultados pelo presidente do município, Orlando Alves, contudo nesta última reunião, ultrapassou todos os limites da decência, apelidando-os de “tinhosos, delatores, cobardes e vocês não prestam”. Insultos ditos e repetidos por Orlando Alves que, perante as suas teimosias em não aceitar o direito à diferença, usa e abusa do seu poder da forma mais vergonhosa que se pode imaginar.