topo1.jpg

Ascenso Simões, cabeça de lista, do PS, em Vila Real.

Categoria: Opinioes Publicado em sábado, 11 julho 2015, 01:25

AscensoAscenso Simões será o cabeça de lista do Partido Socialista, nas próximas eleições legislativas, pelo distrito de Vila Real.

Ex-secretário de Estado e atual diretor de campanha do PS, Ascenso Simões foi o homem escolhido por António Costa para liderar a lista no distrito de Vila Real. O segundo lugar será ocupado por Francisco Rocha, atual presidente da distrital de Vila Real do PS, seguindo-se Paula Barros, ex-deputada e professora de Chaves. Nos últimos dias vários tem sido os contatos estabelecidos entre os membros das concelhias na tentativa de assegurar o quarto lugar.

Com efeito, com a possibilidade do PS formar governo, Ascenso Simões terá garantido um lugar no governo, abrindo-se fortes possibilidades do quarto lugar garantir um lugar na Assembleia da República.

António Costa já decidiu quem são os primeiros nomes a defender o PS nos distritos e não vai repetir nomes no mesmo distrito dos escolhidos por José Sócrates em 2009. Os nomes serão todos diferentes nos 18 distritos e nas ilhas, apenas haverá um antigo cabeça de lista, que mudará de distrito, Vieira da Silva.

Na próxima semana, as federações distritais vão votar as listas do partido com todos os candidatos. Como critérios para as escolhas, a direção socialista definiu:

1 – “necessidade de renovação” – É preciso uma conciliação entre a veterania, como é o caso de Capoulas Santos em Évora, com o rejuvenescimento, como Pedro Nuno Santos em Aveiro.

2 – “Crescente participação das mulheres na vida política” e necessidade de “não ter nos distritos pessoas que não tenham vínculo com esses distritos”.

3 – “Mobilizar pessoas ou que têm estado afastadas da vida política”.