imagem_aoutravoz_jpg.jpg

O Cambalacho

Categoria: Opinioes
Publicado em segunda, 06 março 2017, 21:46

cambalacho

ACTA DA 1.ª REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL.

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA.

(24 DE FEVEREIRO DE 2017).

 

Realizou-se no passado dia 24 de Fevereiro, às 9h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montalegre, a primeira reunião ordinária da Assembleia Municipal, presidida por Fernando Rodrigues, tendo a seu lado, na mesa da reunião, os restantes membros: secretários e Presidente da Câmara, Orlando Alves.

Na assembleia, os deputados do PSD/CDS sentaram-se ao lado direito e os do PS ao lado esquerdo; um dos lados tinha bastante mais gente do que o outro.

Reserva de lítio em Cepeda, Montalegre, garante dez anos de exploração.

Categoria: Opinioes
Publicado em terça, 21 fevereiro 2017, 22:47

CepedaO jornal ionline avança com a notícia de que a Dakota Minerals confirmou ontem [segunda-feira] que Portugal tem uma das maiores reservas de lítio da Europa. O lítio é usado no fabrico de baterias a utilizar na indústria automóvel e no armazenamento de eletricidade.

De acordo com a empresa australiana, as mais de 50 perfurações feitas em 2016 em Cepeda, Montalegre, detetaram a existência de jazidas estimadas em 10,3 megatoneladas (milhões de toneladas) de pegmatite (rocha).

“Cepeda representa agora o maior recurso de lítio num depósito de lítio-césio-tântalo em pegmatite na Europa”, lê-se no comunicado publicado ontem no site da empresa.

RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS. COMO SER UM TRANSPARENTE.

Categoria: Opinioes
Publicado em sexta, 17 fevereiro 2017, 13:31

11Foi publicado há pouco tempo o ranking de transparência dos municípios e como sempre a comunicação social deu-lhe destaque. Os executivos municipais, porém, avaliam-no de modo diverso: aqueles que ficaram bem classificados valorizam-no, aqueles que ficaram mal ignoram-no.

O nome “Índice da transparência dos municípios” não está correto porque pode induzir as pessoas em erro. Ao juntar-se o nome “município” com o nome “transparência”, há a tendência para ver nesse ranking uma espécie de transparência política. Ora não é nada disso. Esse índice mede apenas a plenitude do seu portal da internet, ou seja, se ele contempla muita ou pouca informação e se permite muitas ou poucas funções e interacções.

À atenção de Párocos e Paróquias.

Categoria: Opinioes
Publicado em terça, 14 fevereiro 2017, 23:48

Não tem faltado ao Papa Francisco força para denunciar situações injustas que estão hoje presentes, em larga escala, por quase todas as partes do mundo. A grande verdade, porém, é que a repercussão de tais alertas e denúncias tem sido quase nula. E isto ao mesmo tempo que, com um fantástico cinismo, quase todos aplaudem esses alertar e essas denúncias.

Qualidade superior.

Categoria: Opinioes
Publicado em terça, 31 janeiro 2017, 22:05

Foi com grande satisfação que ontem acompanhei a entrevista do nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na RTP 3. Uma evidentíssima manifestação de qualidade política superior, de resto há muito reconhecida a este nosso académico, que hoje sobraça a pasta da política externa.

De um modo muito geral, a política externa portuguesa não costuma criar grandes dificuldades, sendo um lugar que até permite realizar um brilhantismo sem grande exigência. Infelizmente para o mundo, o estado em que Barack Obama deixou o poder foi de tal ordem mau que até Donald Trump acabou por sair vencedor da recente peleja eleitoral, assim criando exigências inesperadas para quem tenha, entre nós, que desempenhar o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Política municipal, manipulação e demagogia (Atores de uma farsa degradante).

Categoria: Opinioes
Publicado em quarta, 18 janeiro 2017, 22:24

1Todos se recordam de, na anterior campanha eleitoral, Orlando Alves ter centrado o seu programa político em três pilares, os quais me parece que foram apresentados não para serem cumpridos, mas para iludir e ganhar eleições. Eram eles a AGRICULTURA, PECUÁRIA e FLORESTA.

Eng.º Quintanilha absolvido pelo Tribunal.

Categoria: Opinioes
Publicado em quarta, 18 janeiro 2017, 22:03

O Tribunal da Comarca de Montalegre ilibou o Eng.º Quintanilha de todos os crimes de que fora acusado pelo Ministério Público na sequência de uma queixa que, segundo o que foi dito numa Assembleia Municipal, terá sido apresentada pelo anterior Presidente da Câmara Municipal de Montalegre.

Recorde-se que o Eng.º Quintanilha foi acusado de ter tido benefícios na aprovação de um projeto cuja construção não cumpriria as normas legais, no âmbito do Plano Diretor Municipal e que, em contrapartida, teria recebido cerca de 10.000 euros para que fosse aprovado, depois de chumbado numa primeira instância.

Aguarda-se agora pela reação do Eng.º Quintanilha, que se prevê forte, relativamente a tudo o que, sobretudo desde julho último, foi dito e escrito sobre ele e, em particular, sobre o conteúdo da denúncia.