imagem_aoutravoz_jpg.jpg

Carvalho de Moura abandona a direção do Notícias de Barroso.

Categoria: Opinioes
Publicado em segunda, 02 janeiro 2017, 11:29

Depois de doze anos como Diretor do jornal Notícias de Barroso, Carvalho de Moura, ex-Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, por decisão pessoal, decidiu abandonar a direção do Jornal, para se dedicar a outros projetos.

Deste modo, a próxima edição do Jornal, que sai para as bancas no próximo dia 16 de janeiro, já terá um novo Diretor.

Ao Prof. Carvalho de Moura desejamos as maiores felicidades e sucessos, agradecendo o seu enorme contributo para o desenvolvimento de Montalegre.

Ainda devemos acreditar no euro?

Categoria: Opinioes
Publicado em domingo, 01 janeiro 2017, 17:47

Faz exatamente hoje 15 anos que o euro (moeda) nasceu.

Desconhecedor das reias implicações de uma moeda única no Países aderentes - porque nunca ninguém nos as explicou, nem tão pouco se pediu aos Portugueses que decidissem se queriam ou não uma moeda única -, foi com enorme expectativa que esperei por este momento.

Que bem me lembro da enorme chatice que era ir ali ao lado (a Espanha) e ter de cambiar Escudos por Pesestas!

Mas a verdade, nua e crua, é esta: o custo de vida dos Portugueses, durante estes 15 anos do euro, aumentou mais do que os salários. O preço de um café subiu 50%, um bilhete de Metro aumentou 130%, um maço de tabaco 138%; o salário mínimo cresceu 52%, mas o rendimento médio disponível das famílias subiu pouco mais de 7 %.

Posto isto: será que devemos continuar no euro? Não deveremos discutir o assunto?

Feliz 2017.

Categoria: Opinioes
Publicado em sábado, 31 dezembro 2016, 10:32

A equipa de A Outra Voz deseja a todos os seus seguidores e amigos um próspero ano novo, carregado de felicidade, onde os sonhos individuais de cada um se concretizem.

2017 será, certamente, um ano decisivo nas vidas de todos nós!

Desde logo, porque se trata de ano de eleições autárquicas, capaz de trazer surpresas onde menos elas se esperam.

Depois, porque, farto dos “mesmos do costume”, a população, um pouco por toda a parte, aposta em novos rostos - muitas vezes, erradamente, identificados por populistas -, na tentativa de encontrar soluções para os reais problemas que os afligem.

Nós, por cá, prometemos, desde já, ser mais interventivos.

Com novos colaboradores, seremos, certamente, uma Outra Voz a ter em conta em toda a nossa vasta Região.

Feliz 2017.

Maior autonomia curricular abre portas ao ensino da obra de Bento da Cruz nas escolas.

Categoria: Opinioes
Publicado em segunda, 19 dezembro 2016, 23:31

Ainda é um conceito mal definido, mas é intenção do Ministério da Educação que 25% do currículo escolar seja gerido pelas escolas de acordo com os interesses da comunidade educativa. Esta maior autonomia para gerir de forma flexível a matriz dos programas pode, por exemplo, contemplar a introdução de assuntos locais nas aulas de, por exemplo, Português e História.

Assim sendo, nas aulas de Português, que é o que agora importa, uma pequena parte do programa poderia ser dedicada à leitura e estudo de autores locais. No campo da prosa (deixemos agora de parte a lírica, quer a lírica popular recolhida em romanceiros, quer a lírica de autor), a obra ficcional de Bento da Cruz não tem rival à altura, pelo que, caso este projecto tenha pernas para andar, este autor deverá ser unanimemente aceite sem qualquer oposição.

Máquina Global da propaganda.

Categoria: Opinioes
Publicado em quinta, 15 dezembro 2016, 16:15

Custa acreditar que a generalidade das pessoas interessadas e atentas não tenha já percebido a fantástica ação de propaganda que está a ser levada a cabo pelo Governo dos Estados Unidos contra a Rússia e contra Donald Trump. Como pude já expor, estão em jogo questões religiosas a nível mundial – com séculos – e futuro, mas por igual a promoção da tal nomenklatura neoliberal mundial, construída e comandada, acima de tudo, pelos Estados Unidos. Uma estrutura muito acelerada desde a entrada em funções de Tony Blair no Reino Unido – parece que pretende voltar…–, depois complementada com a chegada de Francisco à liderança da Igreja Católica Romana e de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos. Esta estrutura estratégica de dominação e controlo mundial, a uma primeira vista, corre o risco de ruir com o BREXIT, com a Vitória de Donald Trump e com a chegada ao poder de gente que, nada tendo de belicista, tem o seu valor pátrio, de que que pretende defender a respetiva soberania.

A Europa em movimento.

Categoria: Opinioes
Publicado em segunda, 05 dezembro 2016, 12:38

Foi com alguma surpresa que recebi os resultados de ontem da eleição presidencial austríaca e do referendo italiano. E foi assim porque sempre me convenci que o candidato austríaco vencedor seria o que agora foi derrotado. Em todo o caso, as coisas poderão vir a ser diferentes do que aparentam.

O Congresso do Partido Comunista Português.

Categoria: Opinioes
Publicado em domingo, 04 dezembro 2016, 09:05

Decorreu, dentro do calendário estabelecido, mais um congresso – o vigésimo – do Partido Comunista Português. Num certo sentido, este acontecimento pouco trouxe de novo, nem produzir novidades era o seu objetivo. Mas trouxe alguns dados que ficaram agora mais claros perante todos.