topo1.jpg

Relógios adiantam uma hora

Categoria: Opinioes Publicado em sábado, 26 março 2016, 10:31

A chamada “hora de Verão” começa amanhã, Domingo de Páscoa, à 1:00h, altura em que os relógios são adiantados 60 minutos, passando para as 2:00h.

Esta é a mudança horária que se faz, anualmente, no último domingo do mês de Março, alteração que vai vigorar até ao dia 30 de Outubro, quando chegará a “hora de Inverno”.

Esta mudança horária não é exclusiva de Portugal, pois são cerca de 70 países em todo o mundo que mexem nos relógios.

A mudança de hora está a fazer cem anos. E a grande responsável por termos mais uma hora de sol no Verão é a Primeira Guerra Mundial.

Há 100 anos, o carvão movia o mundo e iluminava as noites. Com o início da Primeira Grande Guerra tornou-se num produto muito caro para as potências do centro da Europa, como a Alemanha e o Império Austro-Húngaro.

Este minério escuro era fundamental para mover as tropas e iluminar as fábricas de armamento, duas das prioridades da Alemanha. Para conseguir fazer poupanças, a decisão de mudar a hora ocorre a 6 de Abril de 1916 e foi decretada pelo imperador Guilherme II da Alemanha.

O exemplo alemão foi seguido por muitos países europeus. No fundo, era uma medida económica que rendia poupanças. Os países da região, como os Países Baixos e a Suécia, adiaram os seus relógios nos dias seguintes.