topo1.jpg

MAI: informação (19 de agosto)

Categoria: País
Publicado em domingo, 19 agosto 2018, 13:59

Na sequência de pedidos de esclarecimento e de exceção por parte de autarquias em relação à proibição da utilização de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos, no período e nos distritos que se encontram em Situação de Alerta de nível vermelho, devido ao risco de incêndio, o Ministério da Administração Interna esclarece:

Não haverá qualquer exceção à proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão. Enquanto vigorar a Situação de Alerta, as autorizações que possam ter sido emitidas devem ser suspensas.

Esta proibição mantém-se até ao dia 22 de agosto.

O Governo manifesta respeito pelas tradições do país, mas a situação de alerta que se vive no continente, com 7 distritos em alerta vermelho, obriga a um cuidado e a uma atenção acrescidos por parte de todos.

A Situação de Alerta foi declarada por despacho do Ministro da Administração Interna na passada sexta-feira, para os distritos de  Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

PJ deteve dois suspeitos de fogo posto em Alijó e Vinhais

Categoria: País
Publicado em quinta, 16 agosto 2018, 11:49

De acordo com o Jornal de Notícias, “a Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real anunciou, segunda-feira, a detenção de dois suspeitos de fogo posto nos concelhos de Alijó e Vinhais, elevando para 56 o número de pessoas detidas este ano pelo crime de incêndio florestal.

Em Vinhais, distrito de Bragança, a Unidade Local de Investigação Criminal da PJ de Vila Real deteve um agricultor de 19 anos "fortemente indicado" pela prática do crime de incêndio florestal em Quadra, Tuizelo.

O incêndio ocorreu cerca das 2:00 de domingo e colocou "em perigo uma vasta mancha florestal, área agrícola e habitações, que apenas não foram consumidas devido à intervenção dos meios de combate, designadamente dos bombeiros e populares".

O suspeito vai ser presente a tribunal para aplicação de eventuais medidas de coação.

A PJ contou com colaboração da GNR de Vinhais nesta detenção.

Foi também com a colaboração dos militares do posto de Alijó, distrito de Vila Real, que a Judiciária deteve um outro suspeito de ter ateado um incêndio em área florestal em Favaios.

Este incêndio deflagrou na quinta-feira, pelas 12.00, e "colocou em perigo uma vasta mancha florestal, bem como de habitações, que apenas não foram consumidas devido à intervenção dos meios de combate, designadamente dos bombeiros e meio aéreo".

O detido é um homem de 61 anos, sem ocupação laboral, e a quem, depois de presente a tribunal, foi aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais em posto policial.

A PJ informou que, no corrente ano, já identificou e deteve 56 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal”.

Enquanto repouso

Categoria: País
Publicado em quarta, 15 agosto 2018, 16:44

Enquanto repouso

Meu corpo exausto

Escrevo para ti

Irmão

Esta mensagem de esperança

Num País mais digno do seu nome!

É Portugal que busca

os caminhos que perdeu

em manhã de abril

estéril e odiáda!

É preciso resgatar a Pátria

e devolver aos homens

o seu destino verdadeiro.

Por isso

irmão

é urgente retomar abril

sem armas e sem cravos

mas com mãos cheias

de paz e fratarnidade!

In, Poesia, amoras & presunto

Barroso da Fonte

MAI: INFORMAÇÃO DE AGENDA

Categoria: País
Publicado em terça, 14 agosto 2018, 16:23

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, inicia o processo de audição das associações do setor relativamente à proposta de alteração ao Regime Jurídico das Armas e suas Munições

Dia 16 de agosto

10h00 - Federação Portuguesa de Caça

11h00 - Associação Nacional de Produtores Rurais

12h00 - Confederação Nacional dos Caçadores de Portugal

16h30 - Clube Português de Monteiros

18h30 - Federação Portuguesa de Tiro

Dia 17 de agosto

11h00 - Associação Açoriana de Colecionadores de Armas e Munições, Associação Portuguesa de Colecionadores de Munições, Associação de Colecionadores de Armas "Armas de História"

Local: Ministério da Administração Interna. Praça do Comércio. Lisboa

Fernanda Câncio escreve no DN que Sócrates "mentiu, mentiu e tornou a mentir".

Categoria: País
Publicado em segunda, 07 maio 2018, 15:25

José Sócrates foi secretário-geral do PS, primeiro-ministro de Portugal e, mais recentemente, arguido no caso Operação Marquês, acusado de 31 crimes. Num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias, Fernanda Câncio, jornalista e antiga namorada do ex-primeiro-ministro, diz que Sócrates "instrumentalizou os melhores sentimentos dos seus próximos". E garante: "Mentiu, mentiu e tornou a mentir".

MAI - Informação.

Categoria: País
Publicado em sábado, 05 maio 2018, 15:37

Na sequência da notícia de hoje do Diário  de Notícias com o título “GNR parte para este verão com menos 200 militares do que no ano passado”, o Ministério da Administração Interna esclarece que a GNR conta desde já com 22.780 militares, mais 257 que em 2017, sendo que este número incluiu os 345 guardas provisórios que, neste momento, já se encontram nas Unidades Operacionais.

Até ao final do ano, a GNR contará ainda com mais 600 militares que se encontram a tirar o curso de formação de guardas. Durante o verão, estes militares vão ter funções operacionais. Também durante o verão, a GNR vê reforçada a estrutura GIPS para 1100 militares.

Terras de Bouro recebe seminário sobre empresas familiares no Parque Nacional.

Categoria: País
Publicado em terça, 01 maio 2018, 11:33

O seminário “Os negócios familiares impulsionam as economias locais”, no âmbito do projeto RevitAGRI, terá lugar no próximo dia 4 de Maio pelas 09:30 no Núcleo Museológico do Campo do Gerês em Terras de Bouro, e pretende ajudar produtores do Parque Nacional Peneda-Gerês a desenvolver a economia local.