topo1.jpg

Auditoria de RENOVAÇÃO da Certificação de Qualidade dos Serviços da A2000.

Categoria: País Publicado em sábado, 18 março 2017, 12:41

AuditoriaRealizou-se nos dias 15 e 16 de março de 2017, na sede da A2000, a 3.ª auditoria de renovação da certificação de qualidade dos serviços prestados pela A2000 segundo o Sistema EQUASS (European Quality Assurance for Social Services), pelo Eng.º Alexandre Rebelo, auditor da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade), com o objetivo de aferir a conformidade do desempenho da A2000 com os requisitos fundamentais do Sistema EQUASS e avaliar a operacionalização do Sistema de Gestão da Qualidade da A2000.

 

Durante estes dois dias de trabalho, pautados pelo elevado profissionalismo e simpatia do auditor, foram avaliados os 100 indicadores dos 10 Princípios da Qualidade do Sistema EQUASS, que tiveram como fontes de verificação a análise da documentação de suporte institucional e demais documentos produzidos no âmbito do desenvolvimento dos projetos/serviços prestados pela A2000 e que foram abrangidos por esta auditoria: Formação Profissional (FP); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Gabinete Psicossocial (GPS) e Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD). Além disso, foram realizadas entrevistas com os elementos do staff da A2000, clientes dos diversos projetos/serviços e seus significativos, parceiros institucionais, entidades financiadoras e reguladoras.

Esta auditoria de renovação de certificação permitirá manter o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela A2000 nos seus diferentes domínios: a relação direta com os clientes; a otimização dos recursos humanos e financeiros; a monitorização e a medição dos resultados dos serviços prestados, tornando a A2000 mais eficiente e eficaz nas respostas às reais necessidades dos clientes mas, principalmente, na promoção da sua qualidade de vida.

A A2000 iniciou o processo de Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais através da Norma Europeia EQUASS em Fevereiro de 2009. O EQUASS é um sistema de reconhecimento e certificação da qualidade dos serviços das organizações que atuam no âmbito dos serviços sociais, garantindo a qualidade e a melhoria contínua dos serviços prestados, orientados para as pessoas e para a sua satisfação, de forma a assegurar respostas adequadas às necessidades de cada um.

Atualmente, os serviços da A2000 estão certificados pela DGERT - Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho desde 2001; pelo Sistema EQUASS (Assurance – nível 1) desde 2011, e pela norma ISO 9001:2008 desde 2012. A A2000 continuará, estrategicamente, na senda da melhoria contínua dos serviços sociais que presta à comunidade.