imagem_aoutravoz_jpg.jpg

Cirurgias canceladas em Chaves devido a greve dos enfermeiros.

Categoria: Região
Publicado em quinta, 30 agosto 2018, 16:53

As cirurgias que estavam agendadas para esta quinta-feira nos hospitais de Chaves e Lamego, bem como algumas consultas tiveram de ser canceladas devido a uma greve de enfermeiros de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Segundo Alfredo Gomes, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), a adesão rondou os 60%.

“Tanto em Chaves como em Lamego foram canceladas as cirurgias programadas e, em Chaves, a consulta externa está fechada e foram canceladas as consultas que dependem dos cuidados de enfermagem”, disse o responsável à Lusa.

Alfredo Gomes disse ainda que no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro trabalham 900 enfermeiros, mas que é necessário contratar mais 50 para que seja possível dar resposta à passagem das 40 para as 35 horas de trabalho semanais. No entanto, a tutela apenas autorizou a contratação de “menos de metade dos que são necessários”.

Em causa está a exigência por mais profissionais, progressão na carreira e o pagamento de suplementos remuneratórios aos especialistas.

Greve nos transportes de Vila Real

Categoria: Região
Publicado em quinta, 30 agosto 2018, 15:09

Notícias de Vila Real, os trabalhadores dos Transportes Urbanos de Vila Real (TURV) voltam a fazer greve este mês, depois da forte adesão em Junho. Exigem o cumprimento do contrato colectivo e o fim dos processos disciplinares.

O pré-aviso da greve marcada para dia 31 é do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP/CGTP-IN), visando a empresa que realiza o transporte colectivo na cidade de Vila Real.

MESA de Chaves apurada para a final do concurso “7 Maravilhas à Mesa”

Categoria: Região
Publicado em terça, 28 agosto 2018, 15:26

A MESA de Chaves apurou-se no domingo à noite para a final do concurso “7 Maravilhas à Mesa”, levado a cabo pela RTP.

A gastronomia flaviense, composta por Petiscos (Pastel de Chaves), Carne e Caça (Arroz de fumeiro), Produto Endógeno (Presunto de Chaves); Vinhos e Azeites – Tintos (Quinta de Arcossó Grande Reserva Tinto 2013); bem como Roteiros – Museus (Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso), Experiências Únicas (Termas de Chaves), Alojamento Turístico (Vidago Palace Hotel) passa assim à grande final, que terá lugar no próximo dia 16 de setembro em Albufeira, foi representada pelo Restaurante Carvalho.

Na gala de Domingo, que decorreu ontem na cidade de Tomar, para além da de Chaves estiveram em votação as Mesas de Arraiolos, São Roque do Pico, Sever do Vouga, Silves, Sintra e Tomar.

Para a grande final apuraram-se as MESAS de Chaves e de Tomar.

Tribunais Reabertos não voltaram a ser o que eram.

Categoria: Região
Publicado em sábado, 13 janeiro 2018, 19:12

O semanário A Voz de Trás-os-Montes procurou saber juntos das populações qual o sentimento relativo à reabertura dos tribunais.

Ora, como é sabido, “o distrito de Vila Real foi o mais afetado pela reforma do mapa judiciário implementada pelo Governo de Pedro passos Coelho, em que foram encerrados quatro Tribunais e um passou a secção de proximidade”, tendo o atual Governo reaberto todos os tribunais mas, ao que parece, “as novas casas da justiça ficam muito aquém daquilo que foram no passado”.

Insolvência ou penhora atinge mais de 21% das Farmácias nacionais em 2018.

Categoria: Região
Publicado em sexta, 12 janeiro 2018, 19:19

18,6% DAS FARMÁCIAS DE VILA REAL EM SITUAÇÃO DE PENHORA E INSOLVÊNCIA

A nível nacional, mais de um quinto das farmácias portuguesas, 21,4 por cento, entrou em 2018 na mesma situação, enfrentado processos de insolvência e penhora.

No distrito de Vila Real, 18,6 por cento das farmácias entra em 2018 numa situação de crise económica, sem garantias de sobrevivência.

A crise agudizou-se em 2017, estando agora 630 farmácias num universo de 2.943 em situação económica difícil, de acordo com o barómetro MOPE, do Centro de Estudos de Avaliação em Saúde (CEFAR). Em Vila Real são 13 as farmácias em dificuldade.

Campos e Queiroga vão de novo a julgamento.

Categoria: Região
Publicado em segunda, 01 janeiro 2018, 17:23

Fernando Queiroga e Fernando Campos, atual e ex-presidente Presidente da Câmara Municipal de Boticas vão ser de novo julgados pelo crime de abuso de poder.

Recorde-se que em fevereiro de 2015, o Tribunal de Chaves ilibou-os das acusações que lhe eram imputadas, nomeadamente de terem levado a cabo uma obra pública, num terreno privado, no valor de 30 mil euros, que teria resultado em benefícios ilegítimos para uma cooperativa e prejuízos para o erário público. Na altura, Fernando Queiroga era vereador de Fernando Campos.

Ribeira de Pena só faz ajustes diretos.

Categoria: Região
Publicado em domingo, 31 dezembro 2017, 15:52

Ribeira de Pena é um dos três municípios Portugueses que, entre 2009 e 2015, recorreram apenas a ajustes diretos para contratar bens, serviços e empreitadas, não tendo lançado um único concurso público. Igual feito foi realizado pelas Câmaras de Porto Santo e São Vicente, ambas da Região Autónoma da Madeira.

A lista dos 308 municípios Portugueses está plasmada na Tese de Mestrado defendida por David Ferreira, na Faculdade de Economia do Porto, onde é avaliado o grau de transparência financeira dos municípios, mediante o peso dos ajustes diretos no total dos contratos assinados.