imagem_aoutravoz_jpg.jpg

Chaves: Funcionários dos Agrupamentos Escolares recebem formação.

Categoria: Região
Publicado em sábado, 16 janeiro 2016, 21:54

FROMACAO1 1 980 2500Sob a temática “Saúde Alimentar e boas Práticas nos refeitórios Escolares”, as entidades intervenientes na educação, saúde e alimentação dos alunos do concelho realizaram, nos dias 18 e 21 de dezembro, no Auditório da EB2,3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, duas ações de formação dirigidas aos trabalhadores afetos aos refeitórios escolares dos três Agrupamentos de ensino do concelho.

Vila Pouca de Aguiar: Cartão Jovem Municipal.

Categoria: Região
Publicado em quinta, 14 janeiro 2016, 18:00

cartão jovemO Município de Vila Pouca de Aguiar acaba de criar o Cartão Jovem Municipal (CJM) destinado a pessoas entre os 12 e os 29 anos de idade, que inclui todas as vantagens inerentes ao CJM European Youth Card (E.Y.C.).

A medida da autarquia visa, através de benefícios, promover o acesso de cerca de duas mil pessoas que residem ou estudam no concelho às atividades culturais, desportivas e recreativas, a serviços municipais e serviços do tecido empresarial.

Vila Pouca de Aguiar: recuperação de aldeias históricas.

Categoria: Região
Publicado em quinta, 14 janeiro 2016, 17:15

PontidoAs aldeias do Castelo e do Pontido, no Vale de Aguiar, freguesia de Telões, estão a ser alvo de obras de requalificação no valor global que ascende os duzentos e treze mil euros. As melhorias nas aldeias históricas promovidas pelo Município surgem no âmbito do plano de ação de compensação socioeconómica do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, que conta com a comparticipação financeira da empresa Iberdrola.

Relativamente à aldeia do Castelo, a principal obra destina-se a beneficiar a ligação da aldeia mais visitada do concelho à serra do Alvão para, através da melhoria de condições de mobilidade, incrementar o desenvolvimento turístico. O valor das obras previsto é de 114.932€.

Chaves: a criminosa lomba de Soutelinho.

Categoria: Região
Publicado em segunda, 04 janeiro 2016, 23:41

SoutelinhoEm Soutelinho da Raia, aconteceu aquilo que se esperava, mas ninguém, em particular a inexistente oposição camarária, ousou denunciar: na lomba construída a meio da reta os acidentes rodoviários sucedem-se, alguns dos quais, têm provocado vítimas graves, sendo que, uma delas, ainda se encontra em estado muitíssimo grave.

Não lembrava ao diabo que, entre a saída do Concelho de Montalegre – Meixide – e a entrada na cidade de Chaves, precisamente no único local em que se poderia fazer uma ultrapassagem com alguma segurança, alguém se lembrasse de construir, a meio da reta, uma lomba com elevadíssima altura.

Estamos mesmo em crer que, dada a deficiente sinalização aí colocada, o único objetivo será provocar acidentes rodoviários.

Mais: não são conhecidos, naquela zona, acidentes, muito menos acidentes graves, que levassem a ponderar a tomada de medidas com o objetivo de melhorar a sinistralidade.

Pior ainda: entre a saída de Montalegre e o centro de Chaves, a estrada encontra-se em elevado estado de degradação, pelo que não se justifica gastar dinheiros públicos na construção de uma lomba, seguida de um passeio onde não circula ninguém, em detrimento do melhoramento da via. A agravar a situação, foi construída uma rotunda onde, pasme-se, se esqueceram de a acabar colocando o respetivo alcatrão.

Dito isto, fica a pergunta: quem é o responsável por tamanha aberração. E a oposição camarária, anda a dormir?

VP de Aguiar: acesso às unidades industriais da Falperra.

Categoria: Região
Publicado em sexta, 25 dezembro 2015, 23:32

VP AguiarO Município de Vila Pouca de Aguiar, a Associação dos Industriais do Granito e as empresas EDP Renováveis Portugal SA, Eólica de Montenegrelo SA, e Eólica da Coutada SA estabeleceram um protocolo de cooperação financeira e técnica para melhoria da acessibilidade à zona extrativa da Falperra e parques eólicos ali existentes.

O protocolo rubricado a 18 de dezembro no gabinete do presidente da Câmara, Alberto Machado, estabelece que o Município elabore o projeto e procedimentos necessários à adjudicação da obra.

A associação e as referidas empresas comparticiparão, cada entidade, em dez mil euros o custo da obra de beneficiação do caminho que liga a Estrada Nacional 212 à saída de emergência da A24.

Chaves: Câmara oferece obras literárias aos três agrupamentos escolares do Concelho

Categoria: Região
Publicado em quinta, 24 dezembro 2015, 09:27

ChavesCom o intuito de enriquecer o acervo documental das bibliotecas escolares adstritas aos três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Chaves, a Câmara Municipal de Chaves realizou recentemente a oferta de várias publicações, com o objetivo de contribuir para um conhecimento mais aprofundado da nossa cidade e concelho.

Na qualidade de representante da autarquia no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, o Presidente da Câmara, António Cabeleira, procedeu à entrega das obras ao Diretor do Agrupamento, Fernando Castro. O Vice-Presidente, Carlos Penas, também na qualidade de representante da Câmara no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, entregou as obras à Diretora do Agrupamento, Luísa Bandeirinha. O Vereador Paulo Alves procedeu à entrega das obras literárias ao Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Joaquim Tomás, na qualidade de representante da edilidade no Conselho Geral do referido Agrupamento.

Saliente-se que os Agrupamentos Dr. António Granjo e Dr. Júlio Martins possuem três bibliotecas cada um e o Agrupamento Fernão de Magalhães duas bibliotecas. Cada biblioteca escolar recebeu da parte da autarquia um conjunto de 23 obras sobre o concelho.

Boticas: autarquia entregou "enxovais do Bebé" e comparticipações do cartão Social do Munícipe.

Categoria: Região
Publicado em quarta, 23 dezembro 2015, 13:25

BoticasRealizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Boticas, a cerimónia de atribuição dos apoios à natalidade e à terceira idade, que contou com a presença do Presidente da Câmara, Fernando Queiroga e da Vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes.

O Presidente Fernando Queiroga entregou mais 14 “Enxovais do Bebé” depois dos nove entregues no passado mês de agosto. Cada um dos bebés recebeu, para além do apoio financeiro, no valor de mil euros, uma pequena lembrança. Assim, desde o início de 2015 nasceram no concelho de Boticas 26 crianças, três delas no decorrer do mês de Dezembro e que, por isso, só receberão o “Enxoval do Bebé” no próximo ano.