topo1.jpg

Ponto de partida

Categoria: Região Publicado em quinta, 24 abril 2014, 17:30

castelo montalegre neveFaz hoje exatamente 40 anos que enormes manifestações de alegria percorreram o País. Depois de 48 anos de ditadura e repressão, a sociedade portuguesa podia, finalmente, exprimir-se em toda a sua diversidade mas, também, com toda a sua fragilidade, no complexo trama do seu flagrante atraso económico, das suas profundas desigualdades sociais e carências culturais. Estas circunstâncias irão provocar o arrastamento do processo de implantação da democracia em Portugal, num percurso marcado pela confrontação permanente entre projetos políticos de sinais opostos.
Desiludidos com as promessas de democracia que Marcelo Caetano tardava em fazer sair do papel, e falhada que foi uma primeira tentativa de derrube do regime a 16 de março, a madrugada com que todo o País sonhava, chegou a 25 de abril de 1974, pondo fim a quase meio século de ditadura, sem violência e sem derrame de sangue, tornando-se um case study para o mundo.
Hoje, nasce A Outra Voz. E o que é este projeto?
A Outra Voz é um projeto desenvolvido por um grupo de amigos a trabalhar no Concelho de Montalegre, que mais não pretende do que contribuir para o desenvolvimento sustentado do País, concentrando-se, essencialmente, na Região de Trás-os-Montes e muito particularmente no Território de Barroso.
A Outra Voz será um espaço de debate, sério e abrangente, aberto a tudo e a todos aqueles que tenham algo a acrescentar em favor da sociedade. Será um espaço de troca de ideias e projeção da vasta região em que nos encontramos inseridos, procurando levar “aos quatro cantos do mundo” tudo o que aqui se passa.
A Outra Voz procurará focar os principais problemas e temas que afetam os jovens, os reformados, os desempregados e a população ativa. Será um espaço que privilegiará a política, a cultura, o desporto e a sociedade.
A Outra Voz terá um jornal semanal online e uma página na internet, em constante atualização.
A Outra Voz não pretende ocupar o espaço, há muito conquistado, por outros projetos. Antes pelo contrário, tudo fará para os ajudar a crescer.
A Outra Voz escolheu o dia 25 de abril para se apresentar ao mundo, quer como forma de venerar os quarenta anos da conquista da liberdade, quer na procura de dar voz e esperança a todos os cidadãos empenhados em lutar por uma sociedade melhor.
Um apelo: juntem-se a nós! Divulguem esta ideia. Juntos poderemos construir uma sociedade melhor.